24.5.07

Ermida do Cristo do Silêncio


Do programa preliminar proposto, relevamos a vontade de adaptação de um posto de transformação de energia, desactivado, a um espaço de contemplação e silêncio, aberto à comunidade local e de apoio à dinâmica pastoral da comunidade religiosa que o integra.
Um volume paralelipipédico com 25 m2 de área e uma altura interior de quatro metros, constitui o suporte e oportunidade de regeneração de um espaço desvitalizado. Procurou-se a forma envolvente e unificada em torno do altar restituindo tangibilidade às reformas profundas do Concilio do Vaticano II.
Propôs-se a reorganização espacial interior da primitiva área técnica, filtrando a luz exterior e revestindo as paredes de branco... Um banco em madeira de riga abraça o espaço, convocando a identidade de uma comunidade reunida em torno de um altar.
No exterior, uma estrutura metálica de ferro e arame zincado conduzirá o revestimento final em planta trepadeira caduca, recaracterizando o volume primitivo. O revestimento final exterior em vinha virgem, procura no ciclo das estações e na metáfora bíblica do “Vinhateiro” a dimensão universal da Igreja.
Arquitecto Bernardo Pizarro Miranda


Projecto
Ermida do Cristo do Silêncio
Localização
Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, Quinta de Santo António, Serra do Louro, Palmela
Datas
2005
Arquitectura
Bernardo Pizarro Miranda
Colaboração
Dina Gonçalves Ferreira e Miguel Gorgulho
Clientes
Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
Fotografia
DMF Fotografia, Lda Daniel Malhão, Bernardo Pizarro Miranda

1 comentário:

Marta Silva aci disse...

http://laurindaalves.blogs.sapo.pt/93681.html