3.5.07

A Arte Sacra segundo Cláudio Pastro



A propósito da visita próxima do Papa Bento XVI ao Brasil, a agência ZENIT entrevistou o artista plástico brasileiro Cláudio Pastro, responsável pelo projeto artístico do interior da capela de Bento XVI em seu aposento no Seminário Bom Jesus em Aparecida.
Cláudio Pastro é um dos mais renomados nomes da arte sacra no Brasil, trabalhou na construção de cerca de 200 igrejas nos últimos 30 anos. É também o responsável por toda parte de arte que está sendo realizada no interior da Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

-Como será a capela do Papa?
-Cláudio Pastro: Como se trata de uma capela que será usada primeiramente pelo Papa Bento XVI, eu tive de ter muito critério. Primeiro fui conhecer mais Bento XVI por meio de alguns livros, pois, além de um grande teólogo, ele é um grande conhecedor de liturgia. A capela é um espaço pequeno, com cerca de 10 metros quadrados, para quatro ou cinco pessoas. É uma capela que primeiramente tem a preocupação litúrgica, e segundo tem também a preocupação de ser um lugar de intimidade, de oração. Não se poderia repetir o mesmo espaço que um quarto, porque uma capela é um espaço sagrado, não é como uma dependência comum de toda a casa. Então pensei em fazer o forro em duas águas, no espaço rectangular, que lembra uma arca. A arca em termos religiosos, está também ligada à palavra santuário, que seria na realidade um cofre onde há um tesouro, uma relíquia. O tesouro único para qualquer cristão baptizado e também para o Papa é Jesus Cristo.
O altar é pequeno, de 1,2 x 0,7 metros, feito todo em aço inoxidável e uma peça de granito por cima. O aço porque lembra a prata. O ambão também é em aço. As paredes são todas brancas. No fundo, temos uma pequena janela redonda, de cerca de 60 centímetros de diâmetro, para que o Papa possa ver também um pouco do céu e não tenha a sensação de estar encaixotado ali. Há apenas uma poltrona e um genuflexório para o Santo Padre, e mais três ou quatro cubos para quem quiser ou for acompanhar uma missa particular. Então é uma capela com paredes brancas, muito simples, mas bem litúrgica, segundo a própria visão da Igreja e particularmente do Papa.
-Como fazer um trabalho em arte sacra que preserve a riqueza da Igreja e também capte os sinais dos tempos e das linguagens?
-Cláudio Pastro: O tempo passa sempre. O sagrado, que está ligado à eternidade, fala aos homens de todas as gerações. Uma imagem, uma pintura, uma escultura, um gesto de beleza que está ligado ao sagrado é uma linguagem universal que toca o mais íntimo de cada ser humano, que não nos cabe. Fazer arte sacra não é como encomendar uma peça de automóvel. Infelizmente, quem tem menos conhecimento disso hoje é o clero. Vê-se que os leigos estão buscando isso. Buscando uma vivência cristã profunda que permite o sagrado entrar na vida. É o sagrado que nos educa, não somos nós, com nossos interesses e nem com as nossas forças. E o que é o sagrado? É a presença do próprio Deus. Dando um exemplo, neste contexto de sagrado, o silêncio é fundamental. Na Basílica de Aparecida está escrito: "Silêncio, estamos orando". Eu disse para mudarmos essa placa e escrever: "O silêncio é oração". Quando você faz silêncio, você dá espaço para Deus falar. Quando tem só o essencial, você dá espaço para Deus entrar. Se você começa a encher com florzinhas, uma estátua aqui e outra ali, uma cortina acolá, não sobra espaço para Deus. A Igreja tem um jeito de ser e existir desde Jesus que se impõe no tempo e no espaço. Quando eu faço uma obra de arte, eu nunca penso nas pessoas, em como as pessoas vêem isso, mas eu estou interessado numa fidelidade, numa profundidade e numa espiritualidade séria. Depois é o Cristo que vai falar.

14 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei muito decepcionado com o artista plastico Claudio Pastro, quando o conheci pecssoalmente. O que lhe sobra em ciatividade, falta em humildade. Me passou uma imagem de uma pessoa altamente arrogante e grossa e assões totalmente ante cristã. Desculpe minha sinceridade mas não são quadros e paisagens belas que nos levará para o céu mas sim atos e ações de amor, a não ser que a biblia esteja errada.

Anónimo disse...

Fiquei impressionada com a força, a coerência, o conhecimento, a coragem e o bom humor de Claudio Pastro em palestra a que assistí recentemente, no lançamento do livro "Via Pulchritudinis". Saí da palestra muito desejosa de aprender mais e mais sobre o Belo, a Beleza que aponta para o Bem e a Verdade. Sem dúvida um radical que não se dobra à moda ou ao "politicamente correto", mas que nos aponta a essência de que tanto temos necessidade e do qual estamos tão distantes!

Anónimo disse...

Pastro o conheci em Aparecido do Norte em ocasião da visita da Santidade o Papa Bento XVI. Claudio se mostrou uma pessoal bastante cortes, educado e muito atencioso, ele interompeu uma intrevista para nos comprimentar.
Parabéns Pastro que o Espirito de Deus continue te inspirando.

Unknown disse...

Tive a graça de conhecer o Claúdio Pastro,Obl.OSB em 1998 na ASLI em Fortaleza.Hoje afirmo que foi um presente de Deus para à Igreja no Brasil e no mundo.Que o Espírito Santo de Deus continue abençoando e fazendo crescer nele a obra pelo Xto. iniciada...Assim seja.
Ir. Basilio,OSB

Anónimo disse...

Conheci Claudio Pastro em 1961 fomos coroinhas na mesma capela (Irmãnzinhas da Assunção na rua Airi, Tatuapé)acompanhei o início de sua trajetória artistica.
É um grande cara,pena eu ter perdido o contato,tenho saudades daqueles tempos.

Anónimo disse...

Conheci o arquiteto Claúdio Pastro em um curso de Arte Sacra que recomendo a todos os arquitetos que desejam fazer um projeto de edificação religiosa.
Trata-se de uma pessoa de pensamentos claros e diretos que respeita em primeiro lugar a essencia do belo. É um legítimo filho de Deus que nos faz refletir sobre nossa fé, crenças e costumes. Desejo um dia participar de um projeto com este ícone.

ANTONIO C PINHEIRO disse...

Admiro demais as obras de Claudio Pastro,sem esquecer seu lado humano, sempre bem disposto a trocar um bocadinho de prosa com todos que lhe assediam e procuram saber mais de suas atividades.meu local de trabalho está enobrecido com duas gravuras de sua autoria:
O BOM PASTOR e O COMPRADOR DE PEROLAS.São quadros que despertam a atenção de todos, oportunidade, então que tenho para discorrer sobre a vida e arte desse nosso grande artista.

João Telles disse...

O problema de nosso país é essa mania de em cada período endeuzar certos estilos, em detrimento de outros estilos anteriores. É isso o que ocorre em relação à obra de Claudio Pastro, que hoje para alguns setores do clero parece ser a arquiterura oficial da Igreja, quando na verdade a frieza de seu estilo bate de frente com a espiritualidade brasileira, formada da junção da catolicidade de diversas nações européia, todas extremamente repletas de simbologia. Me choca ler esta entrevista, principalmente ao vê-lo dizer que espaços aonde há flores e diversas imagens não há espaço para Deus, quando o nosso país é repleto de magnificas igrejas de diversos períodos aonde isso é valorizado, e nelas milhões de pessoas durante séculos elevam-se a Deus em suas orações. Estariam então estas lindissimas igrejas brasileiras em estilo barroco, art-noveau, art-deco, neoclássico, neobarroco, neobizantino, neogóticas, vazias de Deus?

rogerio disse...

trabalho com desenhos em vidros jateados queria mostrar meu trabalho,estou fazendo os vidros da janela da igreja bom jesus do ribeirão grande, vou desenhar as passagens da via sacra queria que dessem uma olhada em meu trabalho ,visite o site www.vidosjateados.com ou ligue 14 3731-7304 falar com rogerio.

José Aleixo disse...

Conhi pessoalmente o Claudio Pastro na semana teologica referente o espaço e liturgia na diocese de São José dos Campos a qual pertenço, fiquei encantado e feliz de ouvi-lo suas expricações, são claras objetivas, pescebi um grande talento e criativo, parabens espero te-lo oportunidade de encontra-lo novamente e aprender um pouco mais Deus te Abençõe. José Aleixo aluno da escola Diaconal.

Anónimo disse...

Preciso entrar em contato com o Cláudio Patro, pois gostaria que ele realizasse um projeto do interior de uma Igreja aqui em Belo Horizonte.
Quem souber de endereço ou e-meil ou telefone do mesmo, por favor envie-me>
edjaldo@hotmail.com

muito obrigado,
Pe. Edjaldo

Unknown disse...

Preciso entrar em contato com o Claudio. Sou arquiteta e estudo atualmente Arte Sacra em Beirute. Escolhi sua obra como tema de meu trabalho sobre iconografia neste semestre e seria muito importante poder fazer uma entrevista com ela. Agradeceria se alguem pudesse me indicar uma forma de contactah.
Obrigada
Rose Marie Romariz Maasri

Anónimo disse...

Chega de destruir altares centenários para fazer pinturas sem vigor estético e beleza que interajam com os sentidos humanos!
Este Claudio Pastro é extremamente interessado em promover-se as custas da religião, convensendo comunidades a se desfazerem-se de seu pratimonio historico-cultural sacro para "modernizar" a fé! Absurdo!

Ineida Pastro disse...

Conheci seu trabalho aplicado num grande painel em um altar de uma igreja na Praia dos Ingleses/SC. Gostei muito.