4.5.07

Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

Quem se deslocar a Fátima por estes dias vai encontrar a nova igreja da Santíssima Trindade quase pronta.
Lá dentro estão a ser efectuados os acabamentos. Curioso é o facto do altar do novo templo com nove mil lugares sentados ficar em linha recta em relação ao altar do Recinto do Santuário de Fátima, local onde é celebrada a eucaristia, em muitas peregrinações, naquele espaço.

Os responsáveis do Santuário adiantam que a obra está a “seguir o ritmo certo” e que ficará concluída mesmo a tempo de poder ser inaugurada a 13 de Outubro de 2007, por ocasião do 90º aniversário das Aparições de Nossa Senhora aos videntes.
Nas obras está em curso a empreitada 4, iniciada em Fevereiro de 2006 e que diz respeito à instalação de equipamentos eléctricos e de segurança, gestão técnica e electro-acústica, no valor de 5.700.897.55 euros.

Enquanto isso, e quanto aos últimos pormenores de embelezamento do interior e exterior, o Santuário de Fátima já seleccionou a proposta do artista Robert Schad, de França, para executar a obra "Cruz Alta", a instalar no exterior da igreja da Santíssima Trindade. Trata-se de uma peça de 34 metros de altura ao nível do solo e cerca de 17 metros de largura transversal.
Ainda quanto a iconografia, no interior da nova igreja, o Santuário de Fátima assinou contratos com três artistas internacionais, na sequência do concurso. Pedro Calapez, fará o painel superior da entrada principal da Igreja da Santíssima Trindade. Esta entrada é dedicada aos mistérios do Rosário.
Maria Loizidou, de Nicosia, Chipre, fará a escultura do pórtico de entrada “A tree dimensional piece in the church’s entrace portico”.
Catherine Green, da Irlanda, fará o crucifixo interior da Igreja da Santíssima Trindade, uma cruz de bronze com figura de Cristo.


2 comentários:

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Não podíamos nem nisto, dar voz a artistas portugueses?

Anónimo disse...

Arquitetos desenham , exteriormente, espaços circulares para o culto. Mas o uso do espaço é sempre retilineo, quadrado. Tal uso é para combinar com a cabeça do clero?