29.5.07

«Eis o Homem»: extractos da intervenção do Cardeal Patriarca no encerramento da sessão sobre «A Beleza» (24.05.2007)

"Há duas palavras-chave que acabam por influenciar a acção pastoral da Igreja. Essas duas palavras são “convencer” e “atrair”. Convencer é o objectivo da palavra, da inteligência racional que leva à convicção. Atrair é, inevitavelmente, o efeito da beleza. A palavra convence, a beleza atrai.
Foi aqui dito pelo João Bénard da Costa que não havia nenhuma expressão da beleza de Jesus Cristo. Nisto eu não estou de acordo com ele. Pela pena do evangelista S. João, o próprio Senhor diz que “ninguém vem a Mim se o Pai não o atrair”; «ninguém vem a Mim se não se sentir atraído». E Ele atraía. Naquela crise provocada pelo discurso do pão da vida, depois do milagre da multiplicação dos pães, Pedro, em nome de todos, diz: «Senhor, a gente não te percebe, mas a quem havemos de ir? Só Tu tens palavras de vida eterna». Foi por ser atraente, irresistivelmente atraente, que Ele era seguido. Na missão da Igreja, os dois verbos têm o seu lugar.

Na missão da Igreja, os dois verbos têm o seu lugar. Mas sempre que a Igreja privilegia ou se limita a tentar convencer, perde parte da sua acutilância, da sua capacidade de trazer pessoas para o Mistério. (…)
[No seguimento do que foi dito esta noite, podíamos perguntar] porque é que os templos são belos? Podíamos continuar a pergunta: porque é que a Liturgia deve ser bela? Porque é que esta noite foi bela? É porque a Igreja, sempre, não se limitou a tentar convencer. Percebeu sempre que era preciso atrair.
Isto põe inevitavelmente a questão entre a beleza e a verdade. E temos várias abordagens desta questão, desde a Época Clássica, em que a beleza produzida na arte humana era considerada parte das imagens fugitivas, fugidias, e que portanto não podiam exprimir a verdade que pertencia ao mundo eterno das ideias divinas. Até João Paulo II, referindo-se ao bem e ao amor lhes chamou o “Esplendor da Verdade”, “Veritatis Splendor”.

A palavra e a beleza são duas linguagens da revelação do Mistério: a palavra revela, a beleza desvela. Foi aqui também dito esta noite que a verdade acaba sempre por relativizar, denunciar as formas humanas de beleza produzidas pelos artistas. Eu penso que é sobretudo a verdade captada no Mistério da Revelação – que é verdade, mistério e beleza – que interpela inevitavelmente todas as formas finitas já produzidas de beleza, que vão mais longe; e que a partir da luz que delas já brilha, uma luz maior possa brilhar.
A beleza é sempre um raio de luz que toca no coração dos homens e que nos apanha. A beleza é sempre, mesmo que não se saiba, uma experiência de eternidade, uma experiência do divino.
Muito obrigado a todos por terem participado nestas nossas sessões. Muito obrigado aos artistas, aos músicos que nos acompanharam, ajudando a criar aquela experiência concreta de beleza. Obrigado aos intervenientes desta noite, que foram realmente mãos santas com corações de santo. Muito obrigado."

O Belo: uma experiência de eternidade e de divino

Depois de se reflectir sobre a verdade e o bem, o ciclo de conferências “Eis o Homem”, terminou com uma conferência sobre o belo.
Jorge Silva Melo começou por considerar que o artista faz entender aos outros o que entende. O Director Artístico da sociedade Artistas Unidos relembrou Diderot pois este referia-se inúmeras vezes à Cúpula da Basílica de São Pedro como coisa impossível, “uma experiência estética que considerou ser um escândalo, que considerava belo porque ultrapassava as necessidades, porque a sua concepção não era necessária para as coisas práticas”. No Séc XVIII, continuou, o que é belo “é aquilo que é justo e adequado. Nos anos 20, no cinema, um plano era belo pela sua adequação, a justeza correspondia à beleza”. A beleza pode-se adequar ao bem, “sendo esta a ponte que nos liga ao bem, a adequação”.
Actualmente “o belo já não interessa, mas antes o sórdido e o feio”. O belo está no limite da verdade. “A verdade vai deitando abaixo o que antes consideramos belo. Algumas obras belas vão sendo recuperadas porque novos elementos surgem para nos iluminar e voltar a considerar o passado - é o renascer”.
“O que me parece ser o trabalho de quem cria é que, e estando nós em tempo de Pentecostes, poucos conseguem em alguma coisa, ir transformando. O que os artistas oferecem sempre, o belo como norma como aproximação do justo e bem, ou como destruído pela verdade, ou transformado numa santa verdade, aparece como um trabalho militante de quem quer encontrar as novas formas”.
O Director da Cinemateca Portuguesa iniciou a sua participação na conferência com três questões. “Porquê e o que chamamos belo, o que nos faz todos estarmos de acordo que este sítio - referindo-se à Sé Catedral de Lisboa -, mesmo que não estivesse afecta ao culto, impõe pela sua estrutura, impõe o sentimento do belo?”
E prosseguiu. “Porque é que não só na religião católica mas em todas as religiões que os templos e lugares de oração foram lugares de beleza?”, referindo-se a exemplos do Ocidente a Oriente, da Grécia antiga, “os grande templos são sempre das grandes obras dessas civilizações? Um lugar para rezar e não para ver uma coisa bela?”
E terceira questão - “Se lermos os Evangelhos, não há praticamente referências estéticas, não se diz se Jesus Cristo era ou não belo”, apenas encontrando uma excepção no momento em que Cristo faz a comparação entre os líricos do campo e as vestes do Rei Salomão. “Não é abordado directamente, mas fica implícito”, explica João Bénard da Costa.
Todas as perguntas apontam para “a mesma ordem de mistério”. Ao colocar a questão, em todas as meditações e reflexões sobre o belo, “o que é a imutabilidade ou permanência do belo, como se estabelecem conceitos em torno do belo”, o Director da Cinemateca Portuguesa aponta que “tudo é relativo, o belo hoje deixará de o ser amanhã, porque o código de beleza muda”. Mas ao mesmo tempo aponta que “encontramos o desmentido permanente a isso mesmo porque uma estátua grega, apesar de transformada ou contestada, continua a ser o mesmo ideal”.
“A beleza cada vez se percebe menos e não mais”, reflectiu. O fundamental do encontro surge na “ordem do mistério e perfeitamente inexplicável”. A arte “não permitia admitir um critério ou termo”.
Platão entendeu que “não era só no mundo sensível que o belo se impunha”. Surgindo daqui nova interrogação que João Bénard da Costa questionou - “haverá beleza noutro mundo para quem acredita nele? A bondade e verdade podem existir fora de um contexto sensível? Mas num mundo só belo ou só de bondade perdia-se o conceito de belo e de bondade”, acrescenta, pois considera que “a obra de arte é uma compensação a um terror que a vida inspira”, valores que “não existem fora do nosso mundo sensível”.
João Bénard da Costa recorda um quadro português, de autor que afirma desconhecer, que representa o momento em que Pilatos apresenta Cristo à multidão, eis o homem - Ecce Homo. “Não conheço outros, que representem a mesma cena onde Cristo tem os olhos fechados”, e explica que nesse moemnto da condenação, em que se cumpre o que estava destinado, “só há as trevas e a morte, e a beleza desaparece”. Por isso conclui que a beleza é uma afirmação da vida e “da nossa vida sensível, da nossa carnalidade e da nossa sensibilidade, algo que ultrapassa a nossa própria dimensão”.
No final, o Cardeal D. José Policarpo referir que a acção central da Igreja se podia resumir em dois verbos - convencer e atrair. “Convencer é o objectivo da palavra, atrair é inevitavelmente o efeito da beleza. A palavra convence, a beleza atrai”.
Discordando com João Bénard da Costa, acerca da ausência de expressões da beleza de Jesus Cristo, D. José Policarpo recordou algumas passagens “irresistivelmente atraentes”.
“Porque que é que os tempos são belos? Podíamos continuar a pergunta e chegar até à questão de porque é que a liturgia deve ser bela? porque é que esta noite foi bela? E porque é que a Igreja sempre não se limitou a tentar convencer, mas percebeu sempre que era preciso atrair e inevitavelmente põe a questão da beleza e da verdade”, considerou.
João Paulo II chamou “o esplendor da verdade” ao amor praticado pelos cristãos. A palavra e a beleza “são duas linguagens de abordagem do mistério, da revelação do mistério. A palavra revela, a beleza desvela”, afirmou o Cardeal patriarca, que considerou a beleza “uma experiência de eternidade e de divino”.

24.5.07

Ermida do Cristo do Silêncio


Do programa preliminar proposto, relevamos a vontade de adaptação de um posto de transformação de energia, desactivado, a um espaço de contemplação e silêncio, aberto à comunidade local e de apoio à dinâmica pastoral da comunidade religiosa que o integra.
Um volume paralelipipédico com 25 m2 de área e uma altura interior de quatro metros, constitui o suporte e oportunidade de regeneração de um espaço desvitalizado. Procurou-se a forma envolvente e unificada em torno do altar restituindo tangibilidade às reformas profundas do Concilio do Vaticano II.
Propôs-se a reorganização espacial interior da primitiva área técnica, filtrando a luz exterior e revestindo as paredes de branco... Um banco em madeira de riga abraça o espaço, convocando a identidade de uma comunidade reunida em torno de um altar.
No exterior, uma estrutura metálica de ferro e arame zincado conduzirá o revestimento final em planta trepadeira caduca, recaracterizando o volume primitivo. O revestimento final exterior em vinha virgem, procura no ciclo das estações e na metáfora bíblica do “Vinhateiro” a dimensão universal da Igreja.
Arquitecto Bernardo Pizarro Miranda


Projecto
Ermida do Cristo do Silêncio
Localização
Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, Quinta de Santo António, Serra do Louro, Palmela
Datas
2005
Arquitectura
Bernardo Pizarro Miranda
Colaboração
Dina Gonçalves Ferreira e Miguel Gorgulho
Clientes
Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
Fotografia
DMF Fotografia, Lda Daniel Malhão, Bernardo Pizarro Miranda

23.5.07

O Belo - Conferência

Inserida no Programa "Ecce Homo", que com ela termina, o Departamento de Comunicação e da Cultura do Patriarcado de Lisboa organiza uma conferência sobre o "Belo" a ter lugar na Sé Patriarcal no dia 24 de Maio de 2007 pelas 21h30m.
Os intervernientes serão:
João Bénard da Costa - Director da Cinemateca Portuguesa
Jorge Silva Melo - Director Artístico da sociedade Artistas Unidos
Moderados por Paulo Vale (Professor Universitário)
A conferência será encerrada por Dom José Policarpo, Cardeal Patriarca.

4.5.07

Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

Quem se deslocar a Fátima por estes dias vai encontrar a nova igreja da Santíssima Trindade quase pronta.
Lá dentro estão a ser efectuados os acabamentos. Curioso é o facto do altar do novo templo com nove mil lugares sentados ficar em linha recta em relação ao altar do Recinto do Santuário de Fátima, local onde é celebrada a eucaristia, em muitas peregrinações, naquele espaço.

Os responsáveis do Santuário adiantam que a obra está a “seguir o ritmo certo” e que ficará concluída mesmo a tempo de poder ser inaugurada a 13 de Outubro de 2007, por ocasião do 90º aniversário das Aparições de Nossa Senhora aos videntes.
Nas obras está em curso a empreitada 4, iniciada em Fevereiro de 2006 e que diz respeito à instalação de equipamentos eléctricos e de segurança, gestão técnica e electro-acústica, no valor de 5.700.897.55 euros.

Enquanto isso, e quanto aos últimos pormenores de embelezamento do interior e exterior, o Santuário de Fátima já seleccionou a proposta do artista Robert Schad, de França, para executar a obra "Cruz Alta", a instalar no exterior da igreja da Santíssima Trindade. Trata-se de uma peça de 34 metros de altura ao nível do solo e cerca de 17 metros de largura transversal.
Ainda quanto a iconografia, no interior da nova igreja, o Santuário de Fátima assinou contratos com três artistas internacionais, na sequência do concurso. Pedro Calapez, fará o painel superior da entrada principal da Igreja da Santíssima Trindade. Esta entrada é dedicada aos mistérios do Rosário.
Maria Loizidou, de Nicosia, Chipre, fará a escultura do pórtico de entrada “A tree dimensional piece in the church’s entrace portico”.
Catherine Green, da Irlanda, fará o crucifixo interior da Igreja da Santíssima Trindade, uma cruz de bronze com figura de Cristo.


3.5.07

A Arte Sacra segundo Cláudio Pastro



A propósito da visita próxima do Papa Bento XVI ao Brasil, a agência ZENIT entrevistou o artista plástico brasileiro Cláudio Pastro, responsável pelo projeto artístico do interior da capela de Bento XVI em seu aposento no Seminário Bom Jesus em Aparecida.
Cláudio Pastro é um dos mais renomados nomes da arte sacra no Brasil, trabalhou na construção de cerca de 200 igrejas nos últimos 30 anos. É também o responsável por toda parte de arte que está sendo realizada no interior da Basílica do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

-Como será a capela do Papa?
-Cláudio Pastro: Como se trata de uma capela que será usada primeiramente pelo Papa Bento XVI, eu tive de ter muito critério. Primeiro fui conhecer mais Bento XVI por meio de alguns livros, pois, além de um grande teólogo, ele é um grande conhecedor de liturgia. A capela é um espaço pequeno, com cerca de 10 metros quadrados, para quatro ou cinco pessoas. É uma capela que primeiramente tem a preocupação litúrgica, e segundo tem também a preocupação de ser um lugar de intimidade, de oração. Não se poderia repetir o mesmo espaço que um quarto, porque uma capela é um espaço sagrado, não é como uma dependência comum de toda a casa. Então pensei em fazer o forro em duas águas, no espaço rectangular, que lembra uma arca. A arca em termos religiosos, está também ligada à palavra santuário, que seria na realidade um cofre onde há um tesouro, uma relíquia. O tesouro único para qualquer cristão baptizado e também para o Papa é Jesus Cristo.
O altar é pequeno, de 1,2 x 0,7 metros, feito todo em aço inoxidável e uma peça de granito por cima. O aço porque lembra a prata. O ambão também é em aço. As paredes são todas brancas. No fundo, temos uma pequena janela redonda, de cerca de 60 centímetros de diâmetro, para que o Papa possa ver também um pouco do céu e não tenha a sensação de estar encaixotado ali. Há apenas uma poltrona e um genuflexório para o Santo Padre, e mais três ou quatro cubos para quem quiser ou for acompanhar uma missa particular. Então é uma capela com paredes brancas, muito simples, mas bem litúrgica, segundo a própria visão da Igreja e particularmente do Papa.
-Como fazer um trabalho em arte sacra que preserve a riqueza da Igreja e também capte os sinais dos tempos e das linguagens?
-Cláudio Pastro: O tempo passa sempre. O sagrado, que está ligado à eternidade, fala aos homens de todas as gerações. Uma imagem, uma pintura, uma escultura, um gesto de beleza que está ligado ao sagrado é uma linguagem universal que toca o mais íntimo de cada ser humano, que não nos cabe. Fazer arte sacra não é como encomendar uma peça de automóvel. Infelizmente, quem tem menos conhecimento disso hoje é o clero. Vê-se que os leigos estão buscando isso. Buscando uma vivência cristã profunda que permite o sagrado entrar na vida. É o sagrado que nos educa, não somos nós, com nossos interesses e nem com as nossas forças. E o que é o sagrado? É a presença do próprio Deus. Dando um exemplo, neste contexto de sagrado, o silêncio é fundamental. Na Basílica de Aparecida está escrito: "Silêncio, estamos orando". Eu disse para mudarmos essa placa e escrever: "O silêncio é oração". Quando você faz silêncio, você dá espaço para Deus falar. Quando tem só o essencial, você dá espaço para Deus entrar. Se você começa a encher com florzinhas, uma estátua aqui e outra ali, uma cortina acolá, não sobra espaço para Deus. A Igreja tem um jeito de ser e existir desde Jesus que se impõe no tempo e no espaço. Quando eu faço uma obra de arte, eu nunca penso nas pessoas, em como as pessoas vêem isso, mas eu estou interessado numa fidelidade, numa profundidade e numa espiritualidade séria. Depois é o Cristo que vai falar.